Caso de Sucesso – Perda de Peso e Aumento de Massa Muscular

Adriana Sales Nutricionista

Caso de Sucesso – Perda de Peso e Aumento de Massa Muscular

Em tempos, alguém me disse: “Passarão muitos clientes/ pacientes por ti… mas Haverá UM, que te marcará a tua vida profissional!”

E este testemunho, é o meu agradecimento a ele… ao meu primeiro e verdadeiro Caso de Sucesso!

O que muitas pessoas desconhecem, é que a taxa de sucesso nas Consultas de Nutrição com o objetivo de emagrecimento é verdadeiramente reduzida, pois o verdadeiro caso de sucesso é aquele que consegue manter o seu peso objetivo ao final de 2 anos de finalizado todo o processo de perda de peso. O que a maioria das vezes não acontece. Ao longo do percurso existem retrocessos e mesmo que o nutricionista faça as melhores consultas de nutrição do mundo, no final o grande trabalho de mudança está no paciente! Costumo dizer que isto é um compromisso 50/50. Eu dou toda a motivação que consigo, transmito todo o meu conhecimento, dou todas as ferramentas e soluções possíveis e imaginárias, mas se o meu paciente ao sair da minha porta não aderir ao Plano Alimentar que NÓS combinamos, então os 50% da parte dele não serão conseguidos e os resultados não serão apresentados!

E neste caso, o Marcos, foi aquele paciente que cumpriu a 200% a sua parte do acordo! Alterou completamente a sua vida e os seus hábitos alimentares. Teve desafios e dificuldades e nunca perdeu o foco. Ganhou uma paixão tão grande pelo desporto e pela nutrição que envolveu toda a sua vida em torno de aprender com os melhores (e temos um futuro Nutricionista a caminho 😊)  e as diferenças são realmente da noite para o dia!

Quem o viu e quem o vê!!!

  • A primeira fase: Perda de Peso

O Marcos iniciou o seu processo de emagrecimento a 17/03/2018.

Tinha 39 anos na altura, e a sua profissão era (e continua a ser) Chef de Cozinha, com uma média de 13 horas de trabalho por dia. Possuía uma vida muito sedentária e desorganizada a nível alimentar (principalmente estava muitas horas sem comer e comia várias vezes na semana alimentos do tipo fast-food).

Nesta data, o seu peso inicial era de 81,2 Kg, % de Massa Gorda de 30,2% e Gordura Visceral de 12 e estabelecemos como objetivos atingir a meta de 65 Kg e 19% de Massa Gorda!

E a sua evolução foi verdadeiramente desafiante e consulta após consulta os resultados foram se tornando mais visíveis:

E nesta primeira fase, posso dizer-vos que existiram Planos Alimentares mais e menos restritivos, mas ao longo de quase 1 ano do Processo de Perda de Peso, os Hidratos de Carbono (que muitas vezes são o bicho papão), também fizeram parte do processo! Claro, que ajudou imenso, o Marcos ter aliado a alimentação saudável com a prática regular de exercício físico, tendo igualmente um Personal Trainer a acompanhá-lo ao longo de todo o processo!

  • A segunda fase: Aumento de Massa Muscular

… E o Marcos não quis ficar por aqui e em março de 2020, começamos a trabalhar para o objetivo de Aumento de Massa Muscular, o que não está a ser tão fácil e rápido como o processo de perda de peso, mas graças à sua persistência os resultados começam a ser notáveis a olhos vistos!

Os Planos Alimentares passaram a rondar as 3000 Kcal/ Dia, ricos em proteína e em hidratos de carbono, os treinos decorrem 4 a 5x/ semana e o repouso adequado é fundamental para este processo! Com treinos tão intensos começamos igualmente a recorrer a suplementos de nutrição desportiva para nos ajudar nesta etapa.

De salientar que a meio do processo ainda nos deparamos com a possibilidade de Diabetes Mellitus Tipo II, mas que rapidamente as glicemias foram controladas através da alimentação e do exercício físico!

MUITOS PARABÉNS MARCOS! Não podia deixar de partilhar o teu caso, pois realmente és uma inspiração para todos aqueles que querem ter uma vida mais saudável!!! Uma transformação exterior e interior ao longo destes 2 anos, e tem sido um privilégio estar nesta jornada contigo!

Obrigada pela vossa atenção!

Mantenham-se seguros e saudáveis!

Adriana Sales, Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *