7 Sobremesas de Natal

7 Sobremesas de Natal

RABANADAS NO FORNO 

Preparação:
1. Deixar o pão de fora do saco de um dia para o outro.
2. Levar ao lume um tacho com o leite magro, a casca de limão ou de laranja, e o pau de canela. Mexer, deixar ferver e desligar o lume.
3. Cortar o pão em 20 unidades e ligar o forno a 200º.
4. Deixar o leite ficar morno e passar o pão pelo mesmo, de modo a ficarem bem embebidas. Retirar e deixar escorrer.
5. Passar o pão pelo ovo e deixar escorrer novamente um pouco.
6. Levar ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, até ficarem douradinhas.
7. Retirar do forno e polvilhar com açúcar e canela.

 

AZEVIAS

Preparação:

Recheio:

Retire a casca ao grão o mais que puder juntar com o açúcar o pau de canela e casca de limão, levar ao lume e ferver +- 1 hora mexendo sempre para não pegar. Retire do lume e junte as gemas e leve novamente ao lume para cozer as gemas. Deixar arrefecer.

 Massa:

Amassar o azeite com as farinhas até estarem bem misturados, junte a água aos poucos e os restantes ingredientes até obter uma massa homogénea (45 minutos). Estique a massa coloque uma porção de recheio separadas (tipo rissol) e com carretilha corte tipo almofada. Leve ao forno bem quente, pré-aquecido a 280ºC, num tabuleiro antiaderente, por aproximadamente 20 minutos. Vire as azevias na metade do tempo, para dourarem nos dois lados.

SONHOS

Preparação:
Num tacho põe-se a água, o azeite, o açúcar, a casca de limão e uma pitada de sal. Leva-se ao lume e, quando levantar fervura, tira-se a casca de limão e juntam-se as farinhas, previamente misturadas. Mexe-se muito bem com uma colher até fazer uma bola. Tira-se do lume e deita-se num alguidar, mexendo sempre com a colher até arrefecer completamente. Juntam-se os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição até o ovo estar completamente absorvido. Fritam-se colheradas desta massa em azeite abundante, mas um pouco quente (180ºC). O lume deve estar no mínimo para que a temperatura se mantenha durante a cozedura dos sonhos. À medida que estes vão alourando, picam-se com um garfo ou com uma agulha de tricô. Servem-se regados com a calda de açúcar.

Preparação da calda:
Levam-se ao lume a ferver 3 dl de água com açúcar. Juntam-se um pau de canela, as cascas de limão e laranja e deixa-se ferver durante 15 minutos. Retiram-se as cascas, deixa-se arrefecer e serve-se.

Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Receitas de Natal “tipo” tradicional. Modifique alguns ingredientes deixando algum sabor.

ARROZ DOCE DE AVEIA

Preparação:
Colocar numa panela todos os ingredientes e levar a lume brando. Mexer continuamente até levantar fervura e depois baixar o lume e deixar cozinhar por mais 15 a 20 minutos sem parar de mexer. Quando engrossar está pronto. Retirar o pau de canela e a casca de limão e distribuir por taças. Polvilhar com a canela em pó.

MEXIDOS COM OVOS E AMÊNDOAS

Preparação:
Leva-se o açúcar ao lume com 2 dl de água a ferver até fazer ponto de pérola fraco. Rala-se a amêndoa (devendo ficar grossa). Adiciona-se a amêndoa à calda, juntamente com as passas, o pau de canela, e o Porto. Deixa-se engrossar. Entretanto, escalda-se o pão integral (só o
miolo) com um pouco de leite magro a ferver. O leite é apenas o suficiente para embeber o pão. Desfaz-se o pão o melhor possível (com
a varinha), escalda-se com o preparado anterior e leva-se novamente ao lume a ferver. Depois de bem cozido, retira-se o calor, deixa-se
arrefecer um pouco e adicionam-se as gemas desfeitas. Leva-se novamente ao lume só para levantar fervura. Serve-se em travessas,  devendo ficar ralo e fino, sendo às vezes preciso juntar mais calda fraca de açúcar, que será feira à parte.

LEITE CREME

Preparação:
Coloque um recipiente com 9 dl de leite magro, a casca de limão e o pau de canela ao lume e deixe ferver. Misture o restante leite, o açúcar, as gemas e a farinha maizena, até obter um preparado homogéneo. Adicione, em fio, o leite a ferver e envolva com umas varas. Leve ao lume brando durante 2 minutos antes de levantar fervura para não talhar. Emprate o leite-creme em travessa ou em prato individual e deixe arrefecer. Polvilhe com o açúcar, deixe arrefecer e sirva.

 

ALETRIA

Preparação:
Cozer a aletria em água e sal durante cerca de 6 minutos. Retirar do lume e deixar escorrer. Colocar o leite magro ao lume juntamente com a casca do limão, o açúcar amarelo e a aletria e deixar cozer. Quando a aletria estiver cozida, deve retirar do lume e acrescentar as gemas,
previamente batidas. De seguida, levar a lume brando apenas para as gemas cozerem. Ligeiramente. Servir a aletria polvilhada com canela.

Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Receitas de Natal “tipo” tradicional. Modifique alguns ingredientes deixando algum sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *